sábado, 14 de outubro de 2017

Teoria elétrica

A eletricidade moderna onde se estuda os elétrons em seus movimentos cada vez mais rápidos com os aceleradores de partículas, só vieram há ocorrer um dia devido à o auxílio de um experimento que contribuiu para a forma do estudo dessas partículas e o avanço em suas teorias. Idealizado pelo engenheiro americano Jemison Van de Graaff, em 1929  o “ gerador de Van de Graaff “  tem em seu  funcionamento básico a movimentação de uma correia que foi eletrizada por atrito na parte de baixo, com isso ao atingir a parte superior as cargas elétricas conduzidas pela correia são transferidas para todo o espaço interior da esfera, geralmente de alumínio ou metal. O processo se conclui quando toda a superfície da esfera esteja carregada, podemos observar que no funcionamento, por exemplo, se  tocarmos ou aproximarmos algum metal podemos perceber descargas elétricas  que acontecem devido a diferença de potencial causada .
Esse gerador é composto basicamente por:

• Um motor; 
• Dois cilindros; 
• Um conjunto de correias; 
• Um conjunto de escovas; 
• Um terminal de saída, que na maioria das vezes é uma grande esfera de metal ou de alumínio.

Um conteúdo importante a se ter conhecimento para a fabricação de um gerador desse tipo, é a série triboelétrica que seria um tipo de classificação que indica o nível que cada material se eletriza devido ao atrito, ou seja, a facilidade de trocarem cargas elétricas por “eletrização” . Existe uma lista de matérias que são indicados de maneira crescente em relação a sua facilidade de perder ou ganhar elétrons, em outras palavras, se sua capacidade em obter cargas positivas for alta maior será sua posição na tabela.

Referências:
1- Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/o-gerador-van-graaff.htm. Acessado  em 13 de outubro de 2017.
2- Disponível em: http://www.infoescola.com/eletrostatica/serie-triboeletrica/ .Acessado  em 13 de outubro de 2017.


Jefferson Sales
Estudante de Engenharia Elétrica
Centro Universitário SENAI CIMATEC

Um comentário: