Alguns processos industriais tem necessidade de operar com uma velocidade variável na rotação, sendo assim identificar
o sistema de controle de velocidade do motor é um dos objetivos propostos para
realização deste projeto, e portanto, manter o torque da máquina, mesmo quando se varia essa velocidade. Para tal efeito, houve uma pesquisa a respeito da melhor maneira de se fazer tal controle.
Sabemos que o motor para a realização do experimento é monofásico e de corrente contínua, e portanto, se acredita que o uso de um "dimmer" será uma solução para o tópico em questão.
Imagem 1: Exemplo de um dimmer
Fonte: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749601961-controlador-de-velocidade-de-motor-220v-110v-dimmer-pwm-_JM
Os "dimmers" são dispositivos utilizados para se variar a intensidade de corrente elétrica, eles representam um controlador de potência. No experimento o dimmer irá auxiliar no movimento rotacional dos eixos que estarão associados a uma correia.
O princípio de funcionamento do "dimmer" segue basicamente a Lei de Ohm, pois usa um potenciômetro, que é um resistor ajustável constituído por um material que não conduz a corrente elétrica com facilidade e eles conseguem determinar a quantidade de resistência à passagem de carga elétrica. A energia da rede 110V ou 220V entra no dispositivo, e através de um potenciômetro varia a tensão em sua saída e essa tensão pode ser utilizada para alimentar o sistema.
No projeto, o "dimmer" utilizado foi um modelo convencional de controle (Imagem 2), que fará o controle de velocidade por uma adição na resistência da armadura do motor, onde verifica-se que variando a resistência da armadura também é possível se obter variação na velocidade de rotação do motor.
O princípio de funcionamento do "dimmer" segue basicamente a Lei de Ohm, pois usa um potenciômetro, que é um resistor ajustável constituído por um material que não conduz a corrente elétrica com facilidade e eles conseguem determinar a quantidade de resistência à passagem de carga elétrica. A energia da rede 110V ou 220V entra no dispositivo, e através de um potenciômetro varia a tensão em sua saída e essa tensão pode ser utilizada para alimentar o sistema.
No projeto, o "dimmer" utilizado foi um modelo convencional de controle (Imagem 2), que fará o controle de velocidade por uma adição na resistência da armadura do motor, onde verifica-se que variando a resistência da armadura também é possível se obter variação na velocidade de rotação do motor.
Imagem 2: Modelo utilizado no projeto
Referência:
PAIXÃO, Jacqueline Pinho. Controle de velocidade de motores elétricos. 2009.
62 p. Monografia (Especialização em Automação Industrial) - Programa de PósGraduação
em Automação industrial, UTFPR, Curitiba.
Valter Roberto de Moura Neto
Estudante de Engenharia Mecânica | SENAI CIMATEC
Não há uma explicação clara sobre o dimmer nesta postagem...
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