Este blog foi criado com o
intuito do leitor acompanhar o andamento do Projeto Física Prática de
Laboratório intitulado como Gerador de Van de Graaff.
Este projeto faz parte da
disciplina Física C Prática, ministrada pelo Professor Mestre Targino Amorim
Neto e é realizado por alunos do curso de graduação de Engenharia Mecânica e
Elétrica do Centro Universitário SENAI CIMATEC e tem como objetivo geral
projetar e confeccionar um protótipo de um Gerador de Van de Graaff.
Nós somos uma equipe composta por
seis futuros engenheiros: Jefferson Sales de Lima, Leo Guedes Blanco, Matheus
Moura Macêdo de Sousa, Valter Roberto de Moura Neto, Victor da Rocha e Victor
Hugo Pedreira da Silva, e fomos desafiados pelo nosso professor de física C prática a fabricar uma versão do Gerador de Van de Graaff. Para isso, a equipe
terá que comprar e fabricar os materiais necessários, montar o sistema e
fazê-lo funcionar no dia da apresentação.
Imagem 1: Componentes
da equipe
Fonte: Própria equipe
Da esquerda para a
direita:
Leo Guedes, Victor Pedreira, Matheus Moura, Valter Moura, Victor da Rocha e Jefferson Sales.
Leo Guedes, Victor Pedreira, Matheus Moura, Valter Moura, Victor da Rocha e Jefferson Sales.
O que é um Gerador de Van de
Graaff? É um dispositivo, projetado e construído pelo engenheiro americano,
Robert Jemison Van de Graaff, que é capaz de armazenar cargas em um terminal
esférico podendo gerar tensões muito elevadas.(1)
O gerador é composto basicamente por
um motor elétrico, uma correia de borracha, dois eixos com roletes e uma esfera
de alumínio. O motor se conecta ao eixo inferior e, entre o eixo superior e
inferior, passa a correia de borracha. A esfera de alumínio é posicionada
encobrindo o sistema de eixo superior. Ao ligar o motor, a correia passa a se eletrizar
por atrito (positiva ou negativamente) com um eletrodo posicionado na parte
inferior do sistema. Ao passar pela parte superior, a correia se atrita com outro
eletrodo, conectado à esfera de alumínio, atraindo cargas de sinais opostos a
ela e, eletrizando o terminal esférico. Dessa maneira, com a elevada rotação do
motor, a eletrização se torna mais extensa, podendo armazenar cargas elevadas
na esfera de alumínio.(2)
Na Imagem 2 temos um exemplo de
Gerador de Van de Graaff:
Imagem 2: Gerador de
Van de Graaff
Fonte: http://www.peteletrica.eng.ufba.br/gerador-de-van-de-graaff/
A atualização do blog ocorrerá de
maneira semanal pelos membros da equipe com o progresso do andamento do
projeto.
Referências:
1 - Disponível em: http://www.rc.unesp.br/showdefisica/99_Explor_Eletrizacao/paginas%20htmls/Van%20de%20Graaff.htm. Acessado em: 05 de outubro de 2017.
2 - Disponível em: http://www.peteletrica.eng.ufba.br/gerador-de-van-de-graaff/. Acessado em: 05 de outubro de 2017.
Leo Guedes Blanco
Estudante de Engenharia Mecânica
Centro Universitário SENAI CIMATEC
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